Estudo Impacte Ambiental | Avaliação Ambiental Estratégica | Avaliação Incidências Ambientais | Licenciamento Ambiental | Sistema Gestão Ambiental

Consultoria Ambiental | Projetos e Estudos Ambientais | Impacte Ambiental | Ambiente: Sistema Gestão Ambiental (SGA) e ISO 14001

Sistema Gestão Ambiental (SGA) e ISO 14001

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais das suas atividades, produtos ou serviços.
O Sistema de Gestão Ambiental é o conjunto de directrizes adoptadas para a implementação de uma política ambiental numa determinada empresa ou unidade produtiva que especifica competências, comportamentos, procedimentos e exigências, com o fim de avaliar e controlar os respectivos impactos ambientais de todas as suas actividades.


Principais características
  1. Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental;
  2. Planeamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental das suas actividades;
  3. Implementação e Operacionalização, que são resultado do desenvolvimento e da execução de determinadas acções para atingir as as metas e os objectivos ambientais propostos.
  4. Monitorização e Correcção das acções, que implica a utilização de indicadores que asseguram que as metas e objectivos estão a ser atingidos;
  5. Revisão por parte dos Gestores. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é revisto pela administração das empresas, a fim de assegurar o seu correcto desenvolvimento;
  6. Processo de Melhoria Contínua.

ISO 14001:2004 - SGA

A certificação ISO 14001:2004 - Sistemas de Gestão Ambientais (SGA) permite-lhe demonstrar o seu compromisso com a protecção do meio ambiente, reforçando a sua imagem institucional e acompanhando a constante evolução do mercado.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Um Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 é uma ferramenta de gestão que possibilita a uma organização de qualquer dimensão ou tipo controlar o impacte das suas actividades no ambiente. Um SGA possibilita uma abordagem estruturada para estabelecer objectivos, para os atingir e para demonstrar que foram atingidos.
O EMAS – Eco Management and Audit Scheme - regulamento publicado em 1993 e adoptado pela União Europeia relativo ao sistema de gestão do ambiente.

A certificação de acordo com a ISO 14001 pode ser um passo prévio, por via indirecta, de adesão ao EMAS. Para além de outras diferenças de maior ou menor pormenor entre estes dois referenciais, a determinante será o grau de exposição pública a que o registo no EMAS confere, na medida em que obriga à prestação de informações ao público sobre o desempenho ambiental da empresa, através da publicação de uma Declaração Ambiental.

ISO 14001:2004
A ISO 14001:2004 prevê requisitos para a gestão mais eficaz, ao nível dos aspectos ambientais, das actividades do seu negócio, tendo em consideração a protecção ambiental, prevenção da poluição, e cumprimento legislativo.

Benefícios
O consenso internacional reunido em torno da norma ISO 14001:2004 prestigia a reputação das Organizações, apoiando no cumprimento da legislação ambiental e na redução dos riscos de sanções e acções judiciais.

A conformidade com a ISO 14001:2004 assegura à sua Organização um uso racional de energia e recursos, além da redução de custos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.